terça-feira, 31 de maio de 2011

Poética do Fragmento




A Poética do Fragmento ou a Estética do Abandono propõe a percepção da ruína por meio do ato fotográfico. O projeto proposto consiste no desenvolvimento de uma oficina voltada à construção de um processo artístico fotográfico desenvolvido em torno de ruínas de, resultando na produção de vídeo e publicação.
Agregado ao processo, durante a estadia no local, será proposta uma oficina de fotografia destinada à população, com o intuito de desenvolver técnicas e conceitos da linguagem fotográfica aplicados ao próprio olhar e caminhar da cidade. Ao olhar a cidade por meio do ato fotográfico, pretende-se a valorização deste patrimônio nô âmbito nacional e da própria cidade. 

Ao formar jovens e adultos em relação às técnicas da fotografia, pretende-se discutir o significado da imagem como forma de significação e, desta forma, contribuir à preservação do lugar. A aquisição deste tipo de ferramentas pode auxiliar no desenvolvimento do potencial turístico da região por meio de websites, cartões-postais e fotos desenvolvidas pelos próprios moradores da região.

O projeto apoia-se no intercâmbio e na parceria entre universidade e comunidade por meio de suas ações, criando uma rede de comunicação entre educação, arte e patrimônio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário