quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ementas das Disciplinas do Curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis

Confira as ementas das disciplinas do curso de Conservação de Bens Culturais Móveis.


DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


História e Teoria da Restauração
Código 1
História da restauração. Conceitos de patrimônio e identidade cultural. Preservação, conservação e restauração. Conceitos éticos e estéticos na conservação e restauração. Principais teóricos da restauração. Cartas internacionais. Estudos de casos. 

Artes Visuais I
Código 2
Concepções e manifestações artísticas da pré-história ao início da idade moderna. (renascimento europeu).

Biologia Aplicada a Bens Culturais
Código 5
Agentes biológicos de degradação de bens culturais. Microorganismos que atacam os bens culturais. Tratamentos de desinfestação curativo e preventivo. Conhecimento da técnica para isolamento e identificação dos principais microorganismos envolvios na deterioração de bens culturais.

Fotografia A
Código 6
Câmara fotográfica, seus componentes e uso. Laboratório: revelação e ampliação. Fotografia em estúdio com luzes especiais.

Técnicas e Materiais de Bens Culturais
Código 7
Técnicas e materiais de objetos culturais. Identificação e caracterização de pinturas, esculturas, obras de arte sobre papel, livros, documentos, etc. Os suportes: propriedades físico-químicas. Extratos pictóricos.

Artes Visuais II
Código 8
Concepções e manifestações artísticas do Barroco europeu às artes decorativas do final do século XIX.

Climatologia
Código 9
Clima: conceitos e sistemas de classificação. Distribuição dos climas na superfície terrestre e suas causas. Importância da diferenciação metodológica no tratamento das relações do clima com atividades humanas. (agricultura, urbanização).

Química para Restauradores
Código 10
Princípios básicos de química e sua aplicação na restauração.

Seminário - Insetos
Código 11
Inovações teórico-metodológicas, conferências, e debates com professores ou especialistas convidados sobre os agentes biológicos de degradação: insetos que atacam os bens culturais, tratamentos de desinfestação curativo e preventivo.

 Artes Visuais no Brasil I

Código 13
Concepção e manifestações artísticas na pré-história brasileira, na colonização portuguesa e no Brasil oitocentista.

Patrimônio Cultural
Código 14
Conceituação e emprego dos principais instrumentos usados para a preservação do patrimônio cultural. Patrimônio: apropriação e conservação de bens imóveis.

Introdução à Filosofia: Estética
Código 15
Universo da arte e reflexão crítica-valorativa.

Cor I
Código 16
Fundamentos do estudo da cor.

Fundamentos Científicos da Restauração
Código 17
Percepção da obra em seu aspecto material. Materiais constitutivos da pintura, da escultura e de obras sobre papel. Métodos de exames e análises. Produtos utilizados em restauração: adesivos, consolidantes e solventes.

Artes Visuais no Brasil II
Código 19
Concepções e manifestações artísticas nas artes moderna e contemporânea brasileiras

Arquitetura e Cultura Brasileira
Código 20
Análise da produção artística, arquitetônica e do espaço urbano no Brasil. Estudo dos problemas culturais e da evolução das idéias no período compreendido entre o século XVI e o século XX.

Seminário - Sociologia
Código 21
Inovações teórico-metodológicas, conferências e debates com professores ou especialistas convidados sobre a cultura como sistema simbólico: diferentes correntes interpretativas.

Conservação Preventiva
Código 22
Composição material da obra de arte; vulnerabilidade de materiais às degradações. Agentes de degradação. Noções básicas de clima, umidade relativa, iluminação, temperatura, poluentes e outros fatores ambientais. Instrumentos de medição de temperatura, umidade, luz, poluentes e ventilação. Noções básicas sobre controle passivo e ativo de condições ambientais.

Análise Científica da Obra de Arte
Código 23
Análises destrutivas e não destrutivas de obras de valor histórico e artístico. Remoção e preparação de amostras. Análises químicas e microquímicas. Interpretação dos resultados. Documentação das análises.


Causas de Deterioração de Bens Culturais
Código 24
Deteriorações de bens culturais. Agentes físicos, químicos e biológicos de deterioração. Exames com luzes especiais. Análise e diagnóstico do estado de conservação de bens culturais. Causas intrínsecas e extrínsecas. Determinação das causas de deterioração. Documentação na conservação e na restauração.

Trabalho Final de Graduação
Código 78
Trabalho de conclusão do curso de graduação que consiste na elaboração, descrição ou execução de projeto que inclua atividades de preservação, conservação ou restauração.


DISCIPLINAS OPTATIVAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO DOS GRUPOS


Consolidação de Policromias
Código 26
Tratamentos de consolidação da pintura. Refixação de policromias. Experimentos com adesivos.

Técnicas e Materiais em Escultura Policromada
Código 27
A escultura policromada no Brasil: histórico, materiais e técnicas utilizadas. Características da policromia: época e regionalismos.

Seminário - Botânica
Código 28
Inovações teórico-metodológicas, conferências e debates com professores ou especialistas convidados sobre identificação da madeira: análise macroscópica, microscopia e características anatômicas.

Iconografia Religiosa
Código 30
Hagiografia, iconografia e iconologia. Limitação da arte cristã nos primeiros séculos. Personagens do Antigo e do Novo Testamento. Iconografia antes e depois do Concílio de Trento. Identificação e interpretação iconográfica e iconológica de esculturas e pinturas religiosas do período colônia. Iconografia de Cristo. Simbologia e iconografia Marianas. Ordens religiosas, santos e santas, evangelistas, apóstolos e anjos.

Consolidação de Suporte de Esculturas
Código 31
História e tecnologia da escultura policromada. O suporte de madeira e suas deteriorações. Experimentos com adesivos e materiais consolidantes. Simulados com materiais utilizados na restauração. Consolidação da madeira. Critérios para consolidação de partes faltantes.

Tratamento Pictórico em Escultura
Código 32
Fixação de policromias. Higienização.  Problemas e tratamentos da camada pictórica. Remoção de vernizes alterados. Intervenções anteriores. Remoção de repinturas. Critérios e decisões na restauração de escultura em madeiras.

Reintegração de Lacunas em Esculturas
Código 34
Tipos e níveis de lacunas. Apresentação arqueológica. Nivelamento. Reintegração pictórica. Apresentação estética.

Técnicas e Materiais de Douramento
Código 35
Técnicas de douramento. A base, o bolo as folhas metálicas. Douramento de concha, a pincel e com mordentes. Esgrafito e pastiglia. Camada de proteção. Lacas.

Materiais Complementares na Escultura
Código 36
Intervenção de conservação e restauração em atributos, complementos e acessórios da imaginaria religiosa.

Técnicas de Impressão
Código 39
História dos registros impressos. Materiais e técnicas de impressão de obras de arte, livros e documentos. Introdução a gravura em metal, xilogravura, litogravura, serigrafia, monotipia, off set etc. Simulação das técnicas.

Encadernação
Código 40
História da encadernação. Encadernação monástica e da renascença. Estilos clássicos de encadernação. Técnica, materiais utilizados na restauração de encadernações.

Técnicas de Desenho
Código 41
Materiais e técnicas específicas de desenho sobre o suporte de papel.

Conservação de Papel I
Código 42
História e tecnologia da fabricação de papel. Preservação, conservação e restauração de livros, documentos e obras sobre papel. Política de preservação de acervos. Embalagem, acondicionamento, manuseio e montagens para arquivamento, exposição e transporte de obras de valor artístico ou histórico.

Conservação de Papel II
Código 44
Tratamentos de massa. Limpeza mecânica. Planificação. Remoção de manchas de livros e documentos. Marcas de fabricação, marcas técnicas e marcas irreversíveis. 

Restauração de Livros e Documentos
Código 45
Desencadernação, desmontagem e encadernação de livros e documentos. Tratamento químico aquoso: desacidificação. Reconstituição do suporte de livros e documentos. Planificação e montagem de livros e documentos.

Técnicas Pictóricas sobre Papel
Código 47
Inscrições e técnicas pictóricas usadas sobre papel: aquarela, guache, pastel, tempera, carvão, nanquim, grafite etc. Pigmentos e corantes sintéticos e naturais.

Restauração de Obras de Arte Sobre Papel
Código 48
Desmontagem de obras de arte. Limpeza mecânica e remoção de manchas de obras de arte.
Tratamento químico aquoso e não aquoso: desacidificação e clareamento Reconstituição do suporte e plarESTAURAÇÃOnificação de obras de arte sobre papel. Reintegração cromática. Montagem adequada para conservação.

Prática de Restauração
Código 49
Atividades práticas de conservação ou de restauração de obras de valor histórico ou artístico.

Técnicas e Materiais Pictóricos
Código 51
Materiais de pintura: suportes, preparação, pigmentos, aglutinantes, solventes e diluentes.  História e evolução das técnicas de pinturas.

Exames Especiais
Código 52
Exames físicos da obra de arte de valor histórico ou artístico através de procedimentos e luzes especiais. Conhecimento da capacidade e do funcionamento dos equipamentos utilizados. Interpretação dos resultados

Caracterização de Pinturas
Código 53
Aspectos físicos, químicos e comportamento mecânico. Reconhecimento de fibras e modos de tecelagem. Estabilidade dos materiais. Identificação, caracterização e documentação de uma pintura. Técnicas e materiais para sua consolidação.

Tratamento de Suporte I
Código 55
Estudos dos adesivos. Refixação da policromia. Tratamentos estruturais no suporte de tela: planificação, suturas, enxertos, reforço de bordas, faceamento, estiramento e reentelamentos. Preparação de tecido para reentelamento.

Restauração Pictórica
Código 56
Elaboração de proposta de tratamento. Higienização e limpeza superficial. Estabilidade e reversibilidade dos materiais a serem utilizados. Técnicas de nivelamento. Resinas e vernizes. Remoção de vernizes alterados. Intervenções anteriores: supressão ou manutenção. Remoção de repinturas, métodos mecânicos e químicos.

Cor na Restauração
Código 57
Estudo da cor na restauração e de técnicas pré-estabelecidas. Técnicas de reintegração e apresentação estética. Simulações.

Tratamento de Suporte II
Código 59
Histórico do reentelamento. Reentelamento com produtos naturais e sintéticos. Faceamento, estiramento e planificação. Reentelamento a base de pasta de farinha, cera resina, Primal, Beva e PVA. Transposição. Recolocação de tela em chassi definitivo. Tratamento e recolocação de molduras.

Reintegração Cromática
Código 60
Tipificação de lacunas. Reintegração pictórica. Apresentação estética. Aplicação de camada de proteção.

Patologias de Edificações e Coleções 
Código 63
Técnicas construtivas, tipologias de edifícios: suas características e problemas. Classificação dos materiais de construção; características gerais e propriedades dos grandes grupos de materiais. Indicadores de resposta dos materiais às tensões ambientais; processos e agentes de deterioração ambiental (biológicos, químicos e físicos). Estratégias de avaliação dos impactos sobre os acervos.

Vulnerabilidade de Materiais à Degradação
Código 64
Tipologia de materiais construtivos e de coleções: sua susceptibilidade a agentes de degradação; agentes de degradação e sua forma físico-química de ação.

Condicionamento de Ambientes
Código 65
Monitoramento ambiental e tratamento numérico das variáveis climáticas; índices de desempenho higrotérmico para conservação preventiva de acervos. Princípios das trocas físicas higrotérmicas secas e úmidas nos edifícios; inércia térmica e desempenho termo-energético de materiais; critérios de desempenho termo-higrométrico e de ventilação naturais. Sistemas mecânicos de condicionamento ambiental: vantagens e desvantagens.

Mobiliário de Reservas Técnicas e Sistemas de Embalagem, Transporte e Exposição
Código 67
Desenho e projetos de mobiliários para tipos específicos de acervos especificação de materiais; materiais de embalagem e transporte; planejamento e execução de embalagem, transporte e exposição de obras de arte.

Desenho técnico de Arquitetura < Do Urbanismo e Perspectiva
Código 68
Representação gráfica do edifício e da cidade em diferentes escalas e especificidades. Estudos dos níveis de informação no desenho. Formas e representação dos componentes do projeto: croqui, desenho técnico, computador e simulação do real (bi e tri dimensional). Perspectiva arquitetônica:  métodos e perspectiva urbana.

Legislação de Patrimônio e Preparação de Projetos
Código 70
Aspectos da Legislação Brasileira e Internacional relacionados à proteção e ao trânsito de obras de arte, aspectos institucionais legais da gestão do patrimônio; instituições que atuam com patrimônio cultural; preparação de projetos para atividades de conservação-restauração; formas de captação de recursos.

Gerenciamento de Conservação
Código 71
Elaboração e execução de diagnóstico de conservação. Montagem de programas de conservação. Interdisciplinaridade na gestão de patrimônio.

Prática de Conservação
Código 72
Atividades práticas de conservação desenvolvidas em instituição públicas ou privadas.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES


Estágio em Conservação
Código 80
Atividades supervisionadas de conservação em museus e instituições que possuam acervos e coleções. Apresentação de relatório com descrição, análises e conclusões do estágio.

Estágio em Restauração
Código 81
Atividades supervisionadas de restauração em instituições que possuam atelier de restauração. Apresentação de relatório com descrição, análises e conclusões do estágio.

Discussão Temática
Código 82
Exposição programada pelo professor e realizada pelos alunos cujos objetivos sejam o desenvolvimento de habilidades específicas ou aprofundamento de novas abordagens temáticas.

Participação em Eventos
Código 83
Atividades que inclua a participação em eventos dos seguintes tipos: Congressos, Seminários, Colóquios, Simpósios, Encontros, Festival, Palestra, Exposição e Cursos de curta duração.

Atividade Acadêmica a Distância
Código 84
Processo educativo que promove a autonomia do aprendiz e envolve meios de comunicação capaz de ultrapassar os limites de tempo e espaço e permitir a interação com as fontes de informação ou o sistema educacional.

Iniciação à Pesquisa, Docência e Extensão
Código 85
Conjunto de atividades ligadas e programas de pesquisa, ensino e extensão desenvolvida pelo aluno.

Vivência Profissional
Código 86
Atividades de estágio não previstas de forma curricular. O objetivo é: proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos à prática profissional.

Visitas Orientadas
Código 87
Visita orientada à instituições, monumentos, coleções, museus e ateliês, com o objetivo de proporcionar ao aluno e verificar In Loco o estado de conservação e o nosso patrimônio histórico ou artístico.

Seminários
Código 88
Inovações teórico-metodológicas. Conferências, seminários e debates com professores ou especialistas convidados.


DISCIPLINAS OPTATIVAS DIRIGIDAS


Estudo da Forma
Código 3
Raciocínio espacial, percepção e representação gráfica da forma.

Química Geral B
Código 4
Estrutura eletrônica dos átomos. Propriedades periódicas (ligação iônica e covalente, introdução a TOM, teoria das bandas). Forças intermoleculares (química supramolecular, sistemas biológicos, materiais) Equilíbrio químico.

Fundamentos Teóricos da Arte I
Código 89
Enfoque transdiciplinar. Reflexão sobre o fazer artístico respaldado em possibilidades metodológicas históricas, teóricas e críticas no campo das artes visuais. Introdução à contextualização histórica das artes visuais (leituras diacrônicas, sincrônicas e outras). Apresentação das possibilidades contemporâneas: teoria e análise do objeto artístico. Reflexão sobre o conceito de Arte a partir de múltiplos direcionamentos transdiciplinares.

Fundamentos Teóricos da Arte II
Código 90
Enfoque transdiciplinar. Reflexão sobre o fazer artístico respaldado em possibilidades metodológicas históricas, teóricas e críticas no campo das artes visuais. Workshops e vivências práticas introduzindo as diversas opções da metodologia de análise do objeto artístico. Oficina de textos avaliativos sobre as atividades desenvolvidas.

Metodologia da Pesquisa em Arte
Código 91
Elaboração de projetos. Métodos e técnicas de pesquisa. Levantamento e organização do material. Etapas da pesquisa. Elaboração, apresentação, discussão e análise dos dados.

Ética e Deontologia
Código 92
Ética e deontologia da profissão do conservador-restaurador de bens culturais: conceitos e objetivos. Órgãos de classe: papel, objetivos e funcionamento. Aspectos éticos da pratica profissional.

Crítica das Artes Visuais
Código 93
Obra de arte: metodologia da investigação crítica e estrutural.

Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa
Código 94
Projeto de pesquisa. Métodos, técnicas, planejamento, execução da coleta e análise dos dados. Relatório e análises. Trabalho científico e a publicação.

Tópicos em Conservação-Restauração
Código 95
Conteúdo variável.

Tópicos em Artes Plásticas
Código 96
Conteúdo variável

Artes Plásticas no Brasil
Código 97
Artes plásticas: manifestação artística no Brasil e relacionamento com arte estrangeira.

Crítica das Artes Plásticas
Código 98
Obra de arte: metodologia da investigação crítica e estrutural.

Artes Plásticas: Moderna e Contemporânea
Código 99
Arte moderna e contemporânea: conceitos, referências e análises.

Cor I
Código 100
Fundamentos do estudo da cor.

Modelagem
Código 101
Forma tridimensional: estudo através de materiais moldáveis.

Gravura
Código 102
Gravura: informações básicas sobre as várias modalidades.

Cor II
Código 103
Cor e composição. Técnicas de utilização da cor.

Arte da Fibra I
Código 104
Tapeçaria, cestaria e papel artesanal: técnicas de iniciação.

Artes da Fibra II
Código 105
Tapeçaria, cestaria e papel artesanal: aplicação de técnicas.

Escultura I
Código 106
Blocos de materiais diversos: técnicas do entalhe e desbaste.

Reprodução de Peças em Esculturas e Cerâmicas
Código 107
Peças em escultura e cerâmica: técnicas de reprodução.

Técnicas de Desenho A
Código 108
Materiais e técnicas específicas de desenho: instrumentalização.

Fotografia Expandida
Código 109
Prática de processos fotográficos convencionais e não convencionais.

Semiologia da Imagem
Código 110
Significado da imagem e perspectivas interdisciplinares de leitura.

Tópicos em Semiótica
Código 111
Conteúdo variável.

Inglês Instrumental
Código 112
Introdução à leitura de textos gerais e específicos em inglês.

Produção de Texto em Inglês
Código 113
Desenvolvimento de habilidade escrita através de uso de estratégias discursivas, visando a compreensão do processo da escrita, o conhecimento e a organização de vários gêneros textuais.

Língua Portuguesa
Código 114
A partir da leitura de textos dissertativos, elaboração de esquema, resumo e resenha. Elaboração de textos dissertativos.

Redação Técnica
Código 115
Descrição e dissertação. Técnicas de composição de texto. Relatório. Redação oficial e referência bibliográfica.

Língua Portuguesa I
Código 116
Textos relativos ao fenômeno da linguagem: análise, interpretação e crítica. Elaboração de trabalhos de síntese e produção de textos dissertativos a partir de textos lidos.

História do Brasil Colônia
Código 117
Sistema colonial português no Brasil. Estruturas econômicas, social e político-administrativas. Inserção nos quadros do moderno sistema colonial europeu. Crise do sistema.

História de Minas
Código 118
Evolução histórica de Minas Gerais da colônia até os dias atuais.

Arquivos e Museus Históricos
Código 119
Arquivos e museus históricos: importância, natureza e caracterização. Arquivos históricos e museus brasileiros e estrangeiros. Tipologia de museus históricos.

Historia da Arte I
Código 120
Concepções e manifestações artísticas da Antigüidade e na Idade Média.

História da Arte II
Código 121
Concepções e manifestações artísticas na Idade Moderna e Contemporânea.

Tópicos em História da Arte
Código 122
Conteúdo variável.

História da Arte Brasileira
Código 123
Processo civilizatório brasileiro da pré-história a época contemporânea: manifestações.

Introduçao à filosofia: historia da filosofia
Código 124


Teoria do Conhecimento 
CÓDIGO 125
Problema do conhecimento: formas, natureza, origem, fonte e limites. Teorias do conhecimento. Verdade e fundamentação.

Lógica do pensamento científico
Código 126
Objetos de estudo da área das ciências sociais: fundamentos teóricos e epistemológicos; relação entre conhecimento, ciência e sociedade.

Métodos e Técnicas em Arqueologia
Código 127
Arqueologia histórica e pré-histórica: introdução às técnicas de prospecção, escavação e análise de vestígios arqueológicos.

Sociologia dos Processos Históricos e Sociais
Código 128
Processos de mudança social: modernização, modernidade, revolução, incorporação política das massas, expansão dos mecanismos de intervenção social.

Introdução a Sociologia
Código 129
Sociedade: introdução. Sociedade brasileira contemporânea. Relação da tecnologia com o processo social. Industrialização. Expansão urbana. Habitação. Energia e transporte.

Antropologia Cultural
Código 130
Antropologia: introdução; objetos e métodos antropológicos. Emergência da antropologia no século XIX: relação com expansão colonialista. Especificidade do “olhar antropológico”.

História da Arte, da Arquitetura e da Cidade Antiga e Medieval
Código 131
Análise da produção artística, arquitetônica e da cidade pré-histórica até o século XIV. Culturas Mediterrâneas, Europa Medieval, Culturas Americanas, Culturas Árabes, Extremo Oriente. Correlação, interpretação e análise crítica do espaço arquitetônico, das formas e das funções dos edifícios desta época.

História da Arte, Da Arquitetura e da Cidade do Renascimento Barroco
Código 132
Análise da produção artística, arquitetônica e da cidade no mundo ocidental do século XIV até meados do século XVII. Correlação, interpretação e análise crítica do espaço arquitetônico, das formas e das funções dos edifícios desta época.

História da Arte, da Arquitetura e da Cidade do Neoclassicismo ao Funcionalismo
Código 133
Análise da produção artística, arquitetônica e da cidade através da história do mundo ocidental, no período compreendido entre 1750-1950. Correlação, interpretação e análise crítica do espaço arquitetônico, das reformas e das funções dos edifícios desta época.

Conforto Térmico e Iluminação Natural
Código 134
Controle térmico do ambiente construído. Introdução à climatologia aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo. Condicionamento térmico natural. Luz natural: natureza, fontes e condicionamentos climáticos. Iluminação natural: características, qualidade, medição, cálculo, dimensionamento de aberturas e materiais.

Conforto Acústico dos Edifícios e da Cidade
Código 135
Acústica arquitetônica e no ambiente urbano. Propagação, reflexão, absorção, transmissão, isolamento e reverberação nas edificações e no ambiente urbano. Controle do ruído nas edificações e no ambiente urbano. Métodos de cálculo, análise e dimensionamento dos materiais componentes. Influência sobre o conforto térmico e luminoso.

Conforto Térmico e Climatização de Ambientes
Código 136
Controle térmico do ambiente construído. Condicionamento térmico natural e artificial. Ventilação mecânica e Ar Condicionado e sua integração nas edificações. Impactos sobre outros sistemas prediais. Conservação e economia de energia.

Técnicas Retrospectivas
Código 137
Evolução das técnicas construtivas no Brasil. Estratégias de intervenção e bases para eleição de técnicas. Repertório Técnico: caracterização, estruturação, capacitações e recursos, aspectos normativos, econômicos e ambientais, aplicações. Compatibilização técnica e estética. Patrimônio: apropriação e conservação de bens imóveis.

Plástica e Expressão Gráfica
Código 138
Espaço e expressão: linguagem visual, composição, escala, cor, textura, contextualização, representação, expressão. Técnicas diversas de representação.

Arquitetura de espaços para coleções
Código 139
Projeto, detalhamento, especificações de materiais e espaços para coleções. Restauração, reforma e revitalização de espaços.

Formação, Desenvolvimento e Preservação do Acervo
Código 140
Conceitos e objetivos. Abordagens de acesso e posse. Elaboração de políticas. Seleção, aquisição e manutenção do acervo. Operalização de serviços: fluxos, procedimentos e rotinas. Avaliação do acervo. A preservação de acervos no processo administrativo.

Tópicos em Preservação de Acervos
Código 141
Conteúdo variável

Cultura e Informação
Código 142
Introdução às teorias da cultura. Cultura na sociedade contemporânea. A informação como base do processo cultural. As instituições de informação como agências de produção e transmissão cultural. Ação cultural do profissional da informação no processo de mudança social.

Gerência Financeira
Código 143
Aplicação da contabilidade financeira; noções de custos e orçamentos, elaboração e entendimento de relatórios financeiros para tomada de decisões.

Elaboração e Administração de Projetos Culturais
Código 144
Marketing cultural. Instituições governamentais e não governamentais de bens culturais. Elaboração de projetos culturais. Gestão de projetos públicos e privados. Planejamento e  organização. Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira. Previsão de custo. Prestação de contas. Acompanhamento do projeto e da obra. Noções de projetos de bens culturais imóveis.

Bases Ecológicas para o Desenvolvimento Sustentável
Código 145
Exposição e discussão de conceitos ecológicos fundamentais para compreensão dos diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável. O objetivo é conscientização de problemas e soluções para a crise ambiental contemporânea.

Introdução à Anatomia Vegetal
Código 146
Noções das estruturas anatômicas dos órgãos vegetativos e reprodutivos de representantes dos grandes grupos de plantas vasculares. Caracterização das tendências evolutivas e correlação com evolução do meio ambiente.

Instrumentação do Ensino de Botânica
Código 147
Morfologia, anatomia, fisiologia e sistemática: noções práticas e operacionais.

Entomologia
Código 148
Entomologia Anatomia e biologia dos insetos e interrelacionamento com outros seres vivos.

Biologia de Bactérias
Código 149
Grupos bacterianos: caracterização citológica, fisiológica e genética. Fenômenos de crescimento, colonização, associação com outras espécies, dispersão, resistência, resposta a estímulos e perpetuação da espécie na antureza.

Microbiologia Básica
Código 150
Bactérias, fungos e vírus: importância, taxonomia, aspectos morfológicos, estruturais, fisiológicos, genéticos e ecológicos. Relação microorganismo/ hospedeiro. Metodologia para isolamento, identificação e controle.

Biologia de Microorganismos
Código 151
Aspectos fundamentais da organização celular microbiana e princípios de fisiologia, genética e taxoconomia. Localização dos microorganismos no mundo dos seres vivos. Interações microbianas, métodos de controle de microorganismos. Aplicações e perspectivas da microbiologia.

Biologia de Fungos
Código 152
Ciclo biológico dos fungos e principais características fisiológicas. Modelo de interação com  outros organismos. Métodos de identificação.

Toxicologia para Restauração
Código 153
Produtos químicos utilizados em conservação-restauração de bens culturais e sua ação tóxica no organismo humano. Diagnóstico da intoxicação.Tratamento geral das intoxicações: princípios básicos. Cuidados na estocagem e na utilização.

Toxicologia Geral
Código 154
Toxicologia: aspectos básicos. Interação agente tóxico agente biológico na toxicologia dos medicamentos. Toxicologia social. Plantas tóxicas. Tratamento geral das intoxicações: princípios básicos.

Fitoquímica
Código 155
Extratos vegetais: composição química. Isolamento e purificação de componentes químicos: técnicas cromatográficas e caracterização dos grupos funcionais, preparação de derivados e técnicas espectrométricas.

Primeiros Socorros
Código 156
Primeiros socorros: técnicas e procedimentos.

Metodologia da Pesquisa Científica
Código 157
Conceitos: ciência e processo de investigação científica. Principais tipos de pesquisa. Ética em pesquisa. Normas técnicas para publicação de trabalhos científicos. Elaboração de anteprojeto do trabalho de conclusão de curso.

Educação Física A
Código 158
Atividades físicas e desportivas: fundamentos. Educação física: aspectos sócio-filosoficos e políticos.

Educação Física B
Código 159
Atividades físicas e desportivas de acordo com o interesses e necessidades da comunidade universitária.

Fundamentos de Física
Código 160
Utilização de aparelhos de medidas. Obtenção, tratamento e análise de dados. Acesso de dados em redes de computadores.

Introdução à Tecnologia da Informação
Código 161
Redes de computação internet e intranet; bancos de dados; sistemas de informação; sistemas especialistas; sistemas multimídia, realidade virtual.

Introdução à Informática
Código 162
Histórico. Política nacional da informação. Principais componentes do “hardware”, suas funções e características básicas. Noções sobre sistema operacional. Noções sobre pacotes aplicativos com banco de dados, editores de texto e planilhas eletrônicas.

Química Geral Experimental
Código 163
Técnicas de laboratório, preparo e padronização de soluções. Equilíbrio químico e cinética de reação.

Química orgânica I
Código 164
Química orgânica estrutural das funções orgânicas: introdução. Correlação entre reatividades e estrutura. Reações químicas. Alcanos e cicloalcanos, alquenos, alquinos, dienos conjugados e compostos aromáticos. Isomeria estrutural e geométrica.

Paleontologia
Código 165
História da vida através dos fósseis. Noções de estratigrafia. Coluna padrão e evolução.

Tópicos de Geografia Regional
Código 166
Conteúdo variável.

Tópicos de Geografia Humana
Código 167
Conteúdo variável.

Tópicos de Geografia Física
Código 168
Conteúdo variável.

Ciência dos Materiais
Código 169
Estruturas versus propriedades. Tensão e deformação. Propriedades mecânicas. Ensaios mecânicos. Ligações químicas. Estrutura cristalina e suas imperfeições. Anisotropia. Difusão atômica. Transformação de fase. Deformação elástica e plástica. Encruamento. Efeito do contorno de grão. Diagrama de equilíbrio. Fatores influentes no diagrama de equilíbrio. Metalografia.

Condicionamento de Ar-Ventilação
Código 170
Condicionamento de ar. Conforto térmico. Carga térmica de aquecimento e resfriamento. Insolação. Psicometria. Tubulações de ar. Equipamentos, sistema e controles. Ventilação natural e mecânica. Ar comprimido: dimensionamento de linhas e compressores.

Resistência dos Materiais I
Código 171
Tensões e deformações. Lei de Hooke. Solicitações unidimensionais. Torção simples. Tensões normais e de cisalhamaneto em seções assimétricas. Linha elástica. Flambagem de barras. Estado de tensão e deformação. Critérios de resistência.

Elementos de Ciência dos Materiais
Código 172
Estrutura e propriedade dos materiais. Arranjos atômicos. Imperfeições estruturais. Fases metálicas: propriedades. Fases cerâmicas: propriedades. Materiais orgânicos e multifásicos. Modificação de propriedade através de mudanças de estrutura. Interação de materiais com o meio ambiente.

Materiais Cerâmicos
Código 173
Silicatos. Estruturas cristalinas. Matérias primas argilosas e não argilosas. Equilíbrio de fase em materiais cerâmicos. Processos de fabricação, propriedades e uso: cerâmica vermelha, cerâmica branca, cerâmicas especiais, vidrados e vidros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário