terça-feira, 31 de maio de 2011

EBAM 2011 - TERCER ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE BIBLIOTECARIOS, ARCHIVISTAS Y MUSEÓLOGOS

AÑO DEL CENTENARIO DE CREACIÓN DE LA BIBLIOTECA DEL CONGRESO
(ACTUAL BIBLIOTECA Y ARCHIVO HISTÓRICO DE LA
ASAMBLEA LEGISLATIVA PLURINACIONAL DE BOLIVIA)

TERCER ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE BIBLIOTECARIOS, ARCHIVISTAS Y MUSEÓLOGOS (EBAM 2011)
LA PAZ, 14 AL 16 DE SEPTIEMBRE DE 2011

Sistemas y Políticas Nacionales de
Archivos, Bibliotecas y Museos en Latinoamérica

Livros Disponibilizados Gratuitamente na Internet

Coordenação de Museologia do MAST disponibilizou 9 publicações integrais e gratuitamente na internet em formato pdf. Confira os títulos  e o link.

Acervos de artistas: Documentação e Preservação das Poéticas do Processo



Orientações de mestrado e doutorado de pesquisas relacionadas ao tema: Daniel Dutra-defesa 2007 (Hélio Oiticica); Giselle Queiróz-defesa 2010 (Acervo MIS e Bienal-SP); Arethusa de Paula (Regina Vater).

Poética do Fragmento




A Poética do Fragmento ou a Estética do Abandono propõe a percepção da ruína por meio do ato fotográfico. O projeto proposto consiste no desenvolvimento de uma oficina voltada à construção de um processo artístico fotográfico desenvolvido em torno de ruínas de, resultando na produção de vídeo e publicação.

PROJETOS INTEGRADOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CENTRO ARQUEOLÓGICO DA REGIÃO DE LAGOA SANTA - PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

O Programa "Projetos Integrados para a Consolidação do Centro Arqueológico da Região de Lagoa Santa – Parque Estadual do Sumidouro", enviado ao PROEXT-MEC-2011, tem por objetivo inventariar, organizar, pesquisar e promover a extroversão do acervo arqueológico da região de Lagoa Santa. 

Atualmente aguarda aprovação, mas já iniciou atividades com bolsas do Ministério Público (via FEOP) para as alunas envolvidas no levantamento e catalogação do acervo.




Conservação de Acervos Arqueológicos Antárticos

O projeto de "Conservação de Acervos Arqueológicos Antárticos" tem por objetivo desenvolver protocolos de conservação das coleções do Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (LEACH)-FAFICH-UFMG. 

Alunos da área de Conservação Preventiva do Curso de Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis estão envolvidos no projeto desde 2010 e em 2011 a pesquisadora Dra. Yacy-Ara Froner viajou em expedição com o objetivo de desenvolver procedimentos de tratamento em campo. 

O projeto conta com recursos da FAPEMIG e do CNPq gerenciados pelo coordenador do projeto, dr. Zarankyn e foi apresentado no mast colloquia.



III Encontro Paulista de Museus


Nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2011 acontece no Memorial da América Latina (Auditório Simon Bolívar) o III Encontro Paulista de Museus. O Encontro busca debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas. O título deste 3º Encontro Paulista de Museus é “Articulando Territórios”, apresentando os museus como equipamentos culturais que, na articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa, são capazes de atuar no incremento do desenvolvimento regional. Leia mais...



quinta-feira, 26 de maio de 2011

A arte da prata no Brasil



Aconteceu no último dia 11 a palestra com o prof. Marco Elísio de Paiva na sala teórica do CECOR. Confira as fotos do evento.

ATIVIDADE INTEGRADA CURSO/CECOR


Discussão sobre a restauraçào dos forros do torreão do Museu casa de Padre Toledo em Tiradentes/MG.
Alunos do curso, professores e funcionários do Cecor participaram da discussão sobre a manutenção ou substituição dos forros que estão em estado de conservação bastante precário, devido ao ataque de insetos e restaurações anteriores que modificaram aspectos originais. A atividade foi coordenada pela Profa. Anamaria Ruegger Almeida Neves e aconteceu no dia 27 /04/2011 na sala de aula teórica do Cecor.


A PRÁTICA DA CONSERVAÇÃO





Os alunos do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da disciplina “ Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos e Fílmicos” participaram de atividades práticas no CRAV – Centro de Referência Audiovisual ligado à Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Sob orientação da professora Jussara Vitória, os alunos visitaram a reserva técnica e realizaram atividades de catalogação, higienização e análise do material. Este trabalho proporcionou aos alunos o conhecimento e prática em um dos acervos audiovisuais mais importantes do Estado.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

IV SEMINÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS DA UFMG







DIRETRIZES E AÇÕES DE SEGURANÇA PARA PREVENÇÃO E RESPOSTA AOS RISCOS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
02 e 03 de junho de 2011 - Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG
O curso de graduação em conservação-restauração de bens culturais móveis da UFMG promoverá nos dias 02 e 03 de junho de 2011 a 4ª. Edição do seu seminário anual de extensão universitária.
Em 2011, o tema proposto é “Diretrizes e ações de segurança para prevenção e resposta aos  riscos na preservação do patrimônio cultural”.






terça-feira, 17 de maio de 2011

MATERIAIS COMPLEMENTARES NA ESCULTURA | ATIVIDADES EXTRA-CLASSE





Como parte das atividades propostas na disciplina APL081-Materiais Complementares na Escultura, os alunos do 7º período realizaram uma visita à Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem em BH, no dia 19/04/2011 (terça-feira), onde tiveram a oportunidade de acompanhar a preparação das imagens religiosas, por ocasião da procissão do encontro. Esta preparação faz parte das celebrações da semana santa do santuário arquidiocesano de adoração perpétua da paróquia a qual pertence a catedral.

Apesar da vocação doutrinaria da paróquia ser a adoração perpétua, esta decidiu conjuntamente com a comunidade acrescer o ritual da procissão do encontro na liturgia da semana santa neste ano.

Visitas Guiadas com a Professora Rita Lages


A professora Rita Lages Rodrigues desenvolve atualmente uma tese cujo tema é Luiz Olivieri e os princípios do meio arquitetônico: Um architecto moderno em Belo Horizonte junto ao Programa de Pós-graduação do Departamento de História da UFMG, na linha História Social da Cultura. As investigações desenvolvidas deram origem à proposta da disciplina Visitas Orientadas: O patrimônio material de Belo Horizonte, que aconteceu no segundo semestre de 2010, pontuada por reflexões acerca de patrimônio e cidade e por visitas a locais tombados no município de Belo Horizonte.

Fábio, Carolina,Elis , Mateus, Raquel, Alvaro, colegas de visitas orientadas – 2010

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Conservador-Restaurador em Museus: Desafios e Competências

A todos interessados no seminário O Conservador-Restaurador em museus: desafios e competências”, que ocorrerá no auditório da Escola de Belas Artes no dia 18 de maio, segue abaixo a programação do evento.

Abertura
13:30 horas

Professora Marilene Corrêa Maia
Coordenadora
Escola de Belas Artes - UFMG

Professora Bethania Reis Veloso
Diretora do CECOR
Escola de Belas Artes - UFMG

Professor Luiz Antônio Cruz Souza
Diretor da Escola de Belas Artes - UFMG


domingo, 15 de maio de 2011

Prática de Restauração, Reintegração de Lacunas e Tratamento Pictórico em Escultura


Nas disciplinas Tópicos em Conservação/Restauração – Prática de Restauração em Escultura, Reintegração de Lacunas em Escultura e Tratamento Pictórico em Escultura, ministradas para o 7º período pela Profa. Lucienne Elias, os alunos são levados a realizar uma Proposta de Conservação Restauração que envolve Diagnóstico do estado de conservação do objeto escultórico, exames e análise da estratigrafia e intervenções anteriores, proposta de tratamento, testes prévios e execução da intervenção pautada no conhecimento teórico, embasados nos critérios e técnicas.

Conversas entre parceiros: futuros artistas x futuros conservadores

















Atividades interdisciplinares são sempre uma oportunidade para alunos expandirem seus horizontes. Com esse propósito, esse semestre foram realizados encontros entre os alunos do 7° período do Curso de Conservação-Restauração e os alunos do 7° período do Curso de Artes Plásticas. 

Palestras do International Network for the Conservation of Contemporary Art

Organizado pelo Museu Universitário Arte Contemporáneo MUAC-UNAM, Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografia ECRyM-INAH, serão realizadas, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2011, palestras do International Network for the Conservation of Contemporary Art, evento internacional do INCCA que esse ano acontece na Cidade do México. 

Mais informações no site do museu e na página do INCCA.

Introdução à Preservação da  Arte Contemporânea com Magali Melleu Sehn

NONA+SEMANA+NACIONAL+DE+MUSEUS.jpg


Nossa nova Coordenadora, a Professora Dra. Magali Melleu Sehn, vai ministrar curso de "Introdução à Preservação de Arte Contemporânea" como parte da 9ª Semana Nacional de Museus. Com carga horária de 20h, distribuidas em 5 dias, o curso será realizado no MUnA – Museu Universitário de Arte, em Uberlândia de 16 a 20 de maio. 

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cresce a área de conservação de fotografias e a demanda por novos conhecimentos.



A Profa. Jussara Freitas foi selecionada pelo Instituto de Estudos Brasileiros ligado à USP para os cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Preservação de Coleções de Fotografia, Identificação de Processos Fotográficos, Preservação e Restauro de Negativos de Vidro e Conservação e Restauro de Fotografia. A formação aconteceu no período de 06 à 11 de dezembro de 2010 e foi ministrado pelo prof. Luis Pavão de Lisboa, referência profissional mundial em conservação de fotografias. Esta participação permitiu a partilha de varias experiências, quer entre os próprios agentes intervenientes no Brasil no âmbito da gestão e preservação de coleções de fotografia, quer nas novas tecnologias para restauração de fotografias apresentadas no curso.

Pesquisa: Biblioteca Nacional da França





Como pesquisadora associada à Bibliothèque nationale de France, a Professora Ana Utsch desenvolveu recentemente uma pesquisa sobre a constituição do corpus técnico e discursivo estabelecido em torno da prática da restauração de acervos bibliográficos na instituição (1836-1947). A pesquisa resultou em um estudo monográfico, assim como na redação de uma série de artigos que serão publicados pela Revue de la Bibliothèque nationale de France a partir do mês de junho.

Projeto Museu Vivo Memória Gráfica


O projeto Museu Vivo Memória Gráfica pretende promover o amplo espectro de práticas e tradições que constituem o universo das artes do livro: caligrafia, tipografia, gravura, edição, ilustração, design, encadernação, etc. Acolhido pelo Centro Cultural da UFMG, espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o projeto, desenvolvido sob a coordenação da Professora Ana Utsch, apresenta um novo espaço multidisciplinar consagrado ao livro com criação do Laboratório de História do livro. 

Elementos de Codicologia - séc. XIX




Sob a coordenação da Professora Ana Utsch, os alunos da disciplina "Encadernação" estão desenvolvendo um caderno técnico que apresenta um estudo codicológico dedicado à estrutura do livro encadernado no séc. XIX. Após terem  executado materialmente a estrutura, os alunos estão sistematizando cada um dos procedimentos técnicos a partir de ampla documentação: fotografias, croquis, textos explicativos, bibliografia especializada, etc. Como a restauração de acervos bibliográficos supõe o conhecimento minucioso das estruturas que definem as unidades codicológicas designadas "livros", o trabalho poderá fornecer a base para a concepção de um material didático para o curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

Professora do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis ministra curso na Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Os Servidores da Gerência de Documentação e Informação da ALMG participaram do curso de Conservação de Acervos Fotográficos ministrado pela professora Jussara Freitas entre os dias 14 e 23 de março de 2011 na Escola do legislativo. O curso tratou das técnicas de conservação fotográfica – higienização, estabilização, acondicionamento e guarda, além de embalagens, mobiliário, (parâmetros de temperatura e umidade relativa), costuras especiais, restauro de álbuns. 


Professora ministra oficina durante a 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Sabará/MG

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural busca promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio da realização simultânea, em todo o estado, de diversas ações integradas, como festivais, exposições, seminários, cursos e oficinas. Concebida como uma grande celebração, procura atuar na transmissão dos valores culturais, na valorização de sua diversidade e, principalmente, levar a sociedade a ter um papel mais ativo na preservação da memória. Por isso a Oficina de Técnicas de Conservação Preventiva de Acervos Fílmicos e Fotográficos apresenta  técnicas de conservação preventiva de acervos fotográficos e cinematográficos com o objetivo de discutir soluções para o seu acondicionamento, técnicas de manuseio e transporte, além do reconhecimento de  materiais e ferramentas que o compõem.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Palestra “O retrato na história da arte” com Rodrigo Vivas na Casa Fiat de Cultura

No próximo dia 11 às 19:30h será realizada na Casa Fiat de Cultura palestra "O Retrato na História da Arte" com o doutor em História da Arte, Rodrigo Vivas.  Confira a matéria publicada no jornal Estado de Minas de ontem.



Viagem à Sabará

Os alunos do 5 período do curso, da disciplina de Consolidação de Policromias visitaram o Museu do Ouro em Sabará, com o objetivo de fazer laudos técnicos de esculturas em madeira policromada, avaliando comparativamente, com laudos feitos a 10 anos atrás, da Exposição do Redescobrimento - Brasil 500 anos em São Paulo. Os 21 alunos trabalharam na prática sobre a orientação das professoras Eliana Ambrósio e Maria Regina Emery Quites. 

Técnicas e Materiais de Douramento



Alunos da disciplina Técnicas e Materiais de Douramento, ministrada pela professora Alessandra Rosado, aplicando folha de ouro sobre roseta de gesso.
Nesta disciplina os alunos aprendem técnicas de douramento empregadas nas esculturas e retábulos do barroco e rococó brasileiros.

Ampliação do prazo de apresentações para o V Congresso Grupo Espanhol I.I.C.

DISCIPLINA: Análise Científica da Obra de Arte







Retirada de amostra para análise dos materiais.


O conhecimento da natureza material de um bem cultural auxilia o restaurador-conservador na avaliação do estado de conservação do bem, na decisão de propostas de intervenção e no estudo da técnica constitutiva. A disciplina Análise Científica da Obra de Arte tem como objetivo fornecer ao aluno metodologia para a identificação e caracterização de materiais em bens culturais. Utilizando técnicas analíticas da área de Restauração – Conservação, como os cortes estratigráficos, e técnicas da área de Química, como os métodos de via-úmida e espectroscópicos, o aluno é orientado no domínio da técnica, na coleta de dados (desde a amostragem até a realização dos ensaios) e interpretação dos resultados de modo que os mesmos lhe sejam úteis na salvaguarda do bem cultural com que lidam.

Curso Biologia aplicada a Conservação II

De 15 a 30 de junho de 201, o Instituto Superior de Conservación e Restauración Yashay Wasi oferece o Curso-Taller de Biologia Aplicada à Conservação ministrado pela professora Nieves Valentin em Lima no Peru.