segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Visita ao CRAV


Os alunos do 2º, 4º e 6º período da disciplina “ Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos e Fílmicos” participaram de atividades práticas no CRAV – Centro de Referência Audiovisual ligado à Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Sob orientação da professora Jussara Vitória, os alunos visitaram a reserva técnica e realizaram atividades de catalogação, higienização e análise do material. Este trabalho proporcionou aos alunos o conhecimento e prática em um dos acervos audiovisuais mais importantes do Estado.


A Prática da Conservação

A análise das condições de conservação de uma coleção, bem como do seu estado de degradação, parte da elaboração de um diagnóstico. Cabe, portanto, ao conservador uma análise do documento e a elaboração de um parecer técnico.

Nessa avaliação deve-se relacionar o formato, as medidas do suporte, a coleção ou fundo ao qual pertence a unidade documental e o seu estado de conservação, bem como as formas de deterioração. Uma vez detectados os problemas, deve-se elaborar uma proposta de tratamento.

Esta atividade pretende proporcionar ao aluno o contato com um material audiovisual de importância histórica, artística e cultural cujo acesso é hoje, por razões de conservação e segurança, restrito aos pesquisadores qualificados.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário